segunda-feira, 27 de junho de 2011

O que devemos saber Sobre guinchos (assunto sugerido em última enquete)

Escrito por Sergio Holanda
  
GUINCHO
Quando falamos em veículos off Road nos lembramos de desafios e caminhos insuperáveis para veículos comuns, não dotados de tração 4x4. Mas não é porque um veículo possui tração nas quatro rodas que ele é capaz de enfrentar qualquer terreno. Muitas vezes se faz necessário alguns equipamentos extras, alguns já comentados neste blog como o Hi-lift, outros que serão abordados como bloqueios de diferencias. Mas um item importantíssimo que iremos abordar agora é o guincho, este equipamento é de suma importância para as aventuras mais radicais!

Podemos afirmar que o guincho é um equipamento fundamental em um veículo off Road que vá desbravar uma trilha, fazer uma expedição ou mesmo passeio off Road mais radical. Porém antes de comprar um guincho e adaptá-lo ao nosso 4x4 precisamos saber de alguns detalhes e principalmente ter noção de como devemos manusear os diversos tipos de guinchos existentes no mercado, para evitar quebras e principalmente acidentes.

Escolha do equipamento:
Em primeiro lugar precisamos analisar o peso de nosso veículo, de preferência o peso total dele carregado, para podermos escolher o guincho com capacidade de arrasto suficiente para o deslocamento de nosso veículo. Devemos lembrar que dependendo do equipamento a capacidade de carga pode variar. Lembre-se: seu guincho deve ter capacidade de carga para no mínimo o dobro do peso do seu veículo.

O primeiro passo é adquirir o equipamento correto ou mais indicado para o seu veículo. Os tipos de guinchos existentes no mercado são:

GUINCHO ELÉTRICO

VANTAGENS DO GUINCHO ELÉTRICO:
Preço baixo, facilidade de operação, funciona com o motor desligado, controle remoto com ou sem fio, permitindo ficar longe da linha de arrebentamento do cabo, bem como manusear de dentro do veículo.

DESVANTAGENS DO GUINCHO ELÉTRICO:
Pouco tempo de uso com o motor desligado, exige alteração do alternador em alguns veículos, cabos especiais para funcionar corretamente, bateria mais pesada e de preferência duas. Não pode ser usado em jornadas longas (guinchando o dia inteiro) mesmo com o motor ligado, exigindo paradas a cada 5 ou 10 minutos para que possa esfriar. Alguns equipamentos possuem um relê que desliga quando muito quente.


GUINCHO MECÂNICO

VANTAGENS DO GUINCHO MECÂNICO:
Enquanto o motor do veículo funcionar pode ser usado sem interrupção o dia inteiro. A velocidade do cabo pode ser controlada pela caixa de câmbio, sua capacidade de tração é variável dependendo da marcha engatada. E alguns modelos possuem alavanca manual para uso em emergência.

DESVANTAGENS DO GUINCHO MECÂNICO:
Não funciona com o motor desligado. Exige a instalação de uma tomada de força na caixa da transferência e espaço para a passagem do eixo cardã entre a tomada de força e o guincho e nem todos os veículos possuem essa possibilidade de adaptação. Montagem cara, especializada, e complicada. Precisa ser operado de dentro do veículo, usando acelerador e embreagem e ter conhecimento na operação e sensibilidade, para evitar quebra do guincho, bem como da transmissão e embreagem do veículo.


GUINCHO HIDRÁULICO

VANTAGENS DO GUINCHO HIDRÁULICO:
Grande potência em pequeno pacote, funciona enquanto o motor do carro funcionar pode ser utilizado o dia inteiro. Montagem simplificada em relação aos mecânicos por não possuir eixo cardã. Usa mangueiras flexíveis e controle remoto. Não exige sistema elétrico reforçado.

DESVANTAGENS DO GUINCHO HIDRÁULICO:
Não funciona com o motor desligado. Exige a existência de direção hidráulica ou a instalação de uma bomba hidráulica, mas é aconselhável bomba extra. O peso do equipamento é bem superior aos demais e exige uma manutenção maior. Muito utilizado em veículos grandes e raramente visto em veículos de menor porte. Valor alto.

GUINCHOS MANUAIS, TIFFOR, Hi-Lift
São utilizados em casos específicos quando não se tem outro guincho ou para puxar o veículo lateralmente, para trás ou em caso de capotamento para desvirá-lo. Vale salientar que este tipo de equipamento exige um grande esforço físico por parte da pessoa que vai operar.
Sérgio Holanda

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