HISTÓRIA DOS JIPES SUZUKI

HISTÒRIA DO SAMURAI
A Suzuki iniciou a produção de automóveis em 1937 mas o seu primeiro todo terreno
só surgiu em 1970.
A origem do primeiro LJ remonta a 1965 quando a firma "Hope Motor Company"
começou a desenvolver um veículo 4x4, extremamente simples e fiável, equipado com um motor
Mitsubishi de dois cilindros a dois tempos, refrigerado a ar.
Este veículo, modelo ON360, equipado com o motor Mitsubishi de 360 cc e 21hp foi comercializado
pela Hope Motor até 1968.

Hope ON 360

Devido ao fraco sucesso comercial deste veículo a Suzuki adquiriu a produção da Hope e desenvolveu
o carro, durante dois anos, colocando no mercado em 1970 o primeiro 4x4 Suzuki com o
modelo Jimny 360

Jimny 360

O Jimny 360, também conhecido por LJ 10 ou Brute IV, já equipado com motor Suzuki e
um design mais agradável, manteve o motor de 360cc e três metros de comprimento para se
enquadrar numa categoria fiscal mais baixa. Por esta razão transportava o pneu suplente dentro
do habitáculo ficando limitado a uma lotação de três passageiros.

Com estas caracteristicas tornou-se o primeiro mini carro no Japão.
As primeiras unidades do Jimny 360 chegaram aos EUA em 1971 e foram comercializados
na California,Nevada e Arizona.

LJ 10

Em 1972 a Suzuki lançou o LJ 20 ,semelhante ao seu antecessor mas com um motor de 32hp
refrigerado a água que já atingia a estonteante velocidade de 70 Km/h. Nos EUA surge o
primeiro modelo com volante à esquerda.
A grelha com os rasgos na vertical surgiu em 1973.

LJ 20

Com as alterações verificadas na classificação fiscal dos automóveis no Japão surgiu, em 1974,
o LJ 50 ou Jimny 550. Este modelo equipado com um motor a dois tempos de tres cilindros e 539cc
disponibilizava 33hp e ficou conhecido pelo seu binário acima da média para a cilindrada.
Com este motor passou a atingir os 90Km/h mesmo com o aumento de 50Kg no peso.
Foi nesta altura que o pneu suplente passou para o exterior do carro e a lotação subiu para quatro passageiros.
Ainda hoje circulam nas nossas estradas alguns Suzuki LJ.

LJ

Foi em 1977 que o primeiro motor a quatro tempos de 797cc e 41hp passou a equipar o
modelo LJ 80.

LJ 80

O LJ 80 foi o primeiro modelo com uma larga divulgação a nivel mundial.
É com este modelo que surge a primeira Pick-up em 1979.

Pick-up

Com uma suspensão melhorada, estofos mais confortaveis e a atingir a velocidade de 130 Km/h,
o LJ 80 foi comercializado até 1983.

Gama LJ

Em 1982 surge o primeiro Samurai com o modelo SJ410. Estes modelos foram designados
por SJ 410 devido á tracção ás 4 rodas e ao seu motor 1.0

Samurai SJ 410

Este modelo foi baptizado como Jimny no Japão, Sierra nos EUA ,Gypsy na India,
Holden Drover na Austrália e Samurai na Europa. Tornou-se um veículo comercializado e
amado em todos os continentes.
Agora com 45hp e a atingir velocidades na ordem dos 140Km/h tornou-se o veículo todo terreno
com maior expressão a nivel mundial até aos nossos dias.

  SJ 410 Hard-top

As versões comerciais, pick-up, tiveram grande aceitação e ainda hoje continuam a
prestar serviço nos mais diversos paises do mundo.







O chassis da pick-up também foi adaptado a versões de passageiros fechadas que permitem
o transporte de passageiros e alguma bagagem.



O acordo establecido entre a Inglaterra e o Japão limitou as importações de carros
japoneses a 11% do mercado Ingles deixando a Suzuki com uma pequena fatia do
mercado britanico. Esta situação levou a Suzuki a establecer uma parceria com a
fábrica Espanhola Land Rover Santana SA por forma a poder satisfazer a grande procura
de Samurais em Inglaterra.

Samurai panoramic

O veículo que é normalmente conhecido por Samurai no nosso país foi lançado em 1984
equipado com um motor de 1324cc e 64hp. Este modelo, o SJ 413, incorporou travões
de disco na frente e uma nova grelha em plástico.

Samurai

Este apaixonante veículo, foi comercializado em mais de cem países e, continua a apaixonar
milhares de amantes do todo terreno em todo mundo dando origem a espectaculares versões
personalizadas.



HISTÓRIA DO VITARA

VITARA (1989)Vitara ou (Escudo no Japão) foi criado em parceria entre a General Motors americana e a Suzuki. A produção foi iniciada em 1989 na fabrica do Canadá pela Cami Automotive. Vendido como Geo tracker, Chevrolet Tracker e Suzuki Sidekick nos Eua, Suzuki Vitara no Brasil e Pontiac/Asüna Tracker no Canadá e Gmc Tracker no Canadá, foi vendido nas versões Conversível, Hard top e 4 Portas, com motor V6 e 4 cilindros até que em 1998 foi lançado o Suzuki Grand Vitara que substituiria o Vitara.

O nascimento do Vitara foi ocasionado por uma curiosa situação relacionada ao Suzuki Samurai, outro produto da Suzuki. O pequeno jipe, comercializado nos EUA, passou a ter alta incidência de capotagens. A NHTSA, órgão regulador da segurança de trânsito dos EUA, determinou que o veículo era inseguro e que para seguir em comercialização, deveria ser mais largo, mais longo e mais pesado. Isso forçou a Suzuki a criar um novo veículo, o Vitara.



O Vitara, produzido no Japão, foi oferecido no Brasil em versões 3 e 5 portas, sendo a 3 portas disponível nas versões teto de aço e teto canvas. A versão 5 portas disponível apenas com teto de aço. O motor 1.6 8 válvulas inicialmente era carburado e desenvolvia 74 cv; a partir da versão 1993 veio com injeção eletrônica. Com 8 válvulas passou a desenvolver 80 cv. Na versão 5 portas, o motor 1.6 de 16V desenvolvia 96 cv. Houve também unidades vendidas com o nome Sidekick, essas provenientes do mercado norte-americano. Esses tinham algumas particularidades relacionadas às normas americanas. A versão 5 portas existiu até o ano 93, sendo que em 1994 passou a ser disponível apenas como nome Vitara
No Brasil,sua versão 3 portas fez sucesso entre os amantes do OFF-ROAD, por ser um carro completo por dentro e agil nas trilhas.

SUZUKI ESCUDO(VITARA) RALLY RAID OU PIKES PEAKS (1996)


Suzuki Escudo, foi lançado em 1996, ele chegou a competir em várias provas de rali ao redor do mundo, ele tinha como base o Suzuki VITARA, mas com uma mecânica totalmente alterada, ele pesava apenas 800kg, (mais leve que qualquer carro popular por aí), tinha motor bi-turbo, 2.7 V6 que era capaz de produzir 981 cv de potência a 8.100 rpm.É um carro muito veloz e muito leve, e acaba se tornando muito violento nas curvas. As aletas laterais, ao mesmo tempo, lhe dão aderência e permitem fazem curvas em alta velocidade. Aliás, a velocidade dele é um caso á parte. Teoricamente passa com facilidade dos 400 km por hora.

O carro participa regularmente do Pikes Peak International Hillclimb,chegando a vencer algumas vezes e quebrar recordes de tempo, pilotado por Nobuhiro "Monster" Tajima e é identificável pela sua grande asa traseira da cor vermelha.