MECÂNICA, faça você mesmo.

TESTE DE INJEÇÃO
Precedimento para o check engime:
Colocar um fusível no local indicado pelo desenho (Diagnosis Terminal). Ligar somente a ignição não o motor. Ler as piscadas.
Exemplo.: pisca uma vez aguarda 1 segundo e pisca 2vezes aguarda 3 segundos e começa tudo de novo, ou seja pisca uma vez aguarda 1 segundo e pisca 2 vezes aguarda 3 segundos. Isso é o código 12 que indica tudo OK. Veja ilustração abaixo.
1 2 1 2
_| _| |___|_| |
A outra forma de acessar o check engine e através do socket que fica atrás da bateria como no desenho abaixo.
Após concluído o teste remover o fusível do local DIAGS ou o jumper (fio) do socket.Código Descrição
12 Sistema sem falhas. Sistema OK.
13 Sonda Lambda aquecida - sinal não flutua.
14 Alta voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
15 Baixa voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
21 Alta voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta ou falha no interruptor de mínima.
22 Baixa voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta.
23 Alta voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
24 Falha no circuito sensor de velocidade.
25 Baixa voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
31 Baixa voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
32 Alta voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
33 Alta voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
34 Baixa voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
41 Falha no sinal de ignição
42 Falha no circuito sensor de fase / Falha no circuito PMS / Interruptor de 5a marcha continuamente fechado se transmissão mecânica / Sinal de transmissão automática continuamente fechado
44 Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre aberto)
45 Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre fechado)
46 Falha no circuito corretor da marcha lenta.
51 Falha no circuito do sistema de recirculação de gases (EGR).
52 Falha no controle da mistura pobre/rica / Eletro-injetor com vazamento.
53 Falha na U.C.F. / Alimantação elétrica e aterramento.
54 Interruptor de 5a marcha continuamente fechado.
71 Fim de diagnóstico.
TROCANDO ROLAMENTO DO MUNHÃO DO SAMURAI.
by Raphael Bastos

Lista de ferramentas

alicate
alicade para tirar arroelas de preção
chave de boca 10" 12" 19" 17"
martelo
chave de fenda (para alciliar em algumas tarefas pois não te parafosos)
macaco
chave de roda
muita graxa
muita gasolina (ou tiner depende de quanto esta disposto a gastar eu usei gasolina mesmo ! )
 Rolamentos necessários
Remover a roda da viatura mas não esqueça de botar o macaco para suspender o jipe em um lugar que não  atrapalhe a desmontagem.

Desmontar a roda livre verificar antes da desmontagem se as mesmas estão desligadas com a seta apontando paran free facilita na hora da montagem e não inventa de mexer na chave com ela fora do lugar depois de retirar ! se nao ela se desmonta .

Primeiro retire a tampa da frente da roda livre.

Retire o anel de preção com o alicate espcífico.

Depois de remover os parafusos tire o resto da roda livre pode estar meio colada mas é só forçar um pouco que sai.



Remova por completo a pinça de freio.





Retire o disco se tiver preso de umas batidas de leve para soltar obs: de leve !!




Em seguida tire as tampas dai ficam os pinos que servem de guias para o rolamento.




Retire o pivo de direção para facilitar o trabalho para soltar tem duas formas uma civilisada com um estrator de pivo que não é muito caro mas pode ser usado um martelo mas cuidado para não estragar a rosca do pivo pra isto use um pouco de imaginação não vo dar tudo de mão beijada !!!!



Remova dois anéis de metal que fica atras dos munhões obs: na hora da desmontagem cuide a posição deles para facilitar na montagem.

Remova as tampas e os pinos.

Remova o munhão e puxe a homocinética para fora, obs: pode puxar a vontade que não desmonta nada la dentro a não ser que tenha alguma coisa quebrada, mas ai  são outros 500. remova os rolamentos e as capas de rolamentos com uma talhadeira mas com cuidado para não estragar o topador do rolamento.

Depois de retirar o eixo remova o retentor obs: não montar com o mesmo retentor para evitar vazamentos.




Por fim limpe todas as peças e faça o procedimento inverso!! na hora de colocar o eixo no lugar e meio chato tem que achar a posição certa mas com um pouco de paciência se encaixa !
muito importante e antes de começar a montagem não esquecer de colocar o retentor do munhão ele entra meio forçado ! mas e assim mesmo esse retentor que eu falo e um bem grande que aparece na primeira foto .  Boa Sorte !!!!


INSTALANDO BLOQUEIO NO SAMURAI
http://www.samuraispeedporco.cjb.net/


Instalando um bloqueio 100% automático ( Lock Right) no eixo traseiro do Samurai
- Considerações iniciais;

A instalação descrita abaixo é meramente ilustrativa e apenas para dar uma idéia do procedimento, NÃO se trata de um manual de instalação. O processo de instalação NÃO é simples, ou seja, se você NÃO possui nenhuma experiência e ferramental automotivo, NÃO faça. Leve a um mecânico que lhe de garantias do serviço.

Se você possui alguma experiência, possui ferramentas, e está disposto a passar algumas horas sujando-se de graxa e óleo, tomando o cuidado de SEGUIR À RISCA as instruções de instalação que acompanha o produto, pode-se instalar o bloqueio com sucesso.

Ferramentas e material necessário;

- chaves de boca/estria métricos tamanhos diversos, Jogo de catraca/soquete métrico ( opcional, mas agiliza muito o serviço), Cavaletes, macaco hidráulico, alavanca, morsa ( torno de bancada), esmeril, graxa, óleo p/ o diferencial, óleo de freio, estopa/pano velho, ferramenta para sacar bujão de óleo ( pé de galo), um tubo de veda junta de motores , um pedaço de mangueira de jardim/chuveiro, funil plástico e um tubo de veda-juntas de motores.




Estas são as pecas que compõem o bloqueio e seu manual de instalação ( SIGA A RISCA O MANUAL DE INSTALAÇÃO, se vc NÃO sabe ler inglês, peca ajuda a quem sabe) TODAS as pecas são utilizadas, não sobra nenhuma!!!!!




Primeira coisa, obvio, levante o carro e calçe os eixos com os cavaletes, ( caso necessário, forre o chão com uma lona, pois é praticamente impossível não deixar óleo/graxa derramar no chão), retire as rodas.



Será preciso o use desta ferramenta especial chamada PÉ de GALO, trata de de uma chave universal p/ sacar bujões de óleo. custa em media 20,00 em casa de ferramentas.



O diferencial traseiro tem capacidade para 1,5L de óleo, portando assim que remover o bujão tenha a mão frascos vazios para coletar o óleo velho





Retire as panelas de freio ( solte o freio de mão), provavelmente ela não sairá na mão, neste caso, coloque a roda no lugar e prenda dois parafuso e puxe com forca e impacto, facilmente a panela sairá junto com a roda. dai vc tem acesso ao cubo, aproveite e verifique os estado das lonas e se algum vazamento no burrinho de freio.




Solte os cabo do freio de mão ( atrás do espelho da panela) e os tubos de fluido de freio ( tape-os com um pedaço de fio, senão o fluido não para de pingar)



Solte as 4 porcas que prendem o espelho ao eixo. pegue a panela de freio e vire-a ao contrario aparafuse no cubo, puxe-a a para fora e com o impacto vai sair tudo na sua mão ) espelho e semi-eixo completo.



Deverá sair tudo assim, espelho completo, rolamentos, anel trava e semi-eixos..



Na parte do eixo deverá estar assim, apenas a ponta, aproveite e confira se o retentor de óleo está em bom estado e se ainda está no lugar.



Remova o carda, para isso retire os 4 parafusos que o prendem a flange do "focinho" marque a posição da luva p/ que não perca o balanceamento, aproveite e coloque graxa nova no estriado da luva.




O focinho sai inteiro e o diferencia , coroa e pinhão, são todos fixados nele, pegue um pano limpo e enxugue o resto de óleo.



Tudo limpo e seco, vamos a parte mais IMPORTANTE e que requer a maior ATENÇÃO!!!! Siga RIGOROSAMENTE as instruções do manual de instalação e MARQUE TUDO antes de desmontar!!! tudo deve ser remontado EXATAMENTE DO JEITO E POSIÇÃO ORIGINAL, caso contrario você perderá as regulagens de folga da coroa e pinhão e para regular novamente será preciso, obvio, saber as medidas ( somente se vc tiver o manual de serviço da Suzuki) e precisa de uma ferramenta especial chamado RELÓGIO COMPARADOR, ferramenta o qual não é qualquer oficina mecânica que tem e muito menos qualquer um sabe usar, portanto MUITO CUIDADO!!!



Após tudo marcado ( eu usei, punção, caneta de retro-projetor e esmalte de unha) ,diferencial desmontado, no focinho ficam apenas o pinhão.



Tenha o cuidado inclusive de NÃO trocar os lados, as pecas apesar de praticamente idênticas, devem voltar para o lado que estavam.



O passo seguinte será desmontar a caixa de satélites, os parafusos que a prendem são muito bem apertados, portanto é necessário que se prenda a peça numa morsa ( torno de bancada). Novamente tenha o cuidado de marcar a posição de tudo.


Agora outra parte que requer atenção, será necessário ( exceto que vc tenha sorte e as arruelas fiquem na medida para a sua montagem) ajustar as arruelas, que no meu caso, foi preciso desbastar uns 2mm na espessura de cada uma ( medidos com o auxilio de um paquímetro), para isso segurando a arruela com um alicate de pressão fui esmerilando até chegar na medida desejada de modo que os pinos internos da caixa de satélites entrassem suavemente apenas empurrando com os dedos, bem macio mesmo.



Depois de ajustadas as arruelas espaçadoras e os pinos encaixaram suavemente no lugar é hora de montar os Drivers e seus pinos e molas, para então fecharmos a caixa satélite.



Tudo conferido e re-conferido e encaixando perfeitamente, sem agarrar e sem folgas...



Caixa de satélites montada, tudo coincidindo com as marcações, coroa no lugar, na hora da montagem todo cuidado. Confira e re-confira se tudo esta conforme manda o manual., tudo estando ok, passe venda junta de motores nas bordas do focinho e também na bordas do eixo e espere secar alguns minutos.



Mais uma conferida, os pinos estão lá dentro, onde deveria estar, tudo ok.



Com o auxilio de uma faca/lamina raspe o resto de veda juta velho antes de aplicar o novo, verifique se dentro do bola tem restos de detritos e limpe-a.



Essas são as satélites e os pinos originais que são retirados para dar lugar ao bloqueio, guarde-as num saco plástico besuntadas em graxa para não enferrujarem.

O restante da montagem vai ocorrendo na ordem inversa ao da desmontagem, lembre-se de fazer a sangria no freio traseiro, pois certamente entra ar no sistema. Cuidado ao re-introduzir o semi-eixo no eixo, pois se forçar pode danificar o retentor, vá colocando cuidadosamente.

Antes de sair com o carro, NÃO se esqueça de colocar 1,5L de óleo 75W90 GL5 ( ou 80W90), como o acesso ao bujão é impossível de abastecer direto do frasco, eu fiz uma gambiarra que ficou ótima. Pegue um funil de plástico ( desses usado em cozinha mesmo) uma mangueira de chuveiro/jardim, coloque uma ponta da mangueira no bujão de abastecimento de óleo e na outra ponta o funil, segure num plano mais alto que o diferencial e vá despejando óleo, demora um pouquinho, mas vai numa boa.

Coloque as rodas e antes de descer o carro dos cavaletes, siga os orientações do manual de instalação quanto aos testes de funcionamento. Tudo estando perfeito você ouvira o bloqueio estalando e travando o que indica que a instalação foi perfeita. De uma volta no carro e sinta a diferença.


   FONTE:Samurai speed porco.



























Trocando a CRUZETA do CARDÃ do Samurai;


A boa noticia é que os cardãs de samurai usam a mesma cruzeta do carda DIANTEIRO das pick-ups Mistubish L200 ( muitos vendedores fazem confusão sobre qual é a cruzeta dianteira, por isso peça a cruzeta MENOR da L200), ela é identica a do samurai e não precisa de nenhuma adaptação e custa bem menos, pois é encontrada no mercado paralelo.


Essa é a cruzeta e vem inclusive com pino graxeiro



A troca é facil e rapida, primeiro, obvio, retire o cardã do jipe, usando um alicate proprio p/ sacar anel trava, retire as 4 travas dos "copinhos", utilizando um morsa ou prensa, use um material ( no caso eu usei uma porca) para empurrar a cruzeta e no outro lado do garfo use um tarugo vazado de diamentro interno maior que o copo da cruzeta ( neste caso eu usei um pedaco de tubo de aco), vá apertando a morsa até que o copinho da cruzeta saia uns 3~4mm do lado oposto.



Assim que o copinho sair do lado oposto, prenda-o na morsa e bata no garfo ( uma batida leve basta, se estiver muito agarrado, jogue um oleo desengripante e deixe agir por uns minutos)



Pronto... com o copinho de um lado retirado, vc consegue facilmente retirar dois lados da cruzeta em um dos garfos, repita o mesmo procedimento com o outro garfo.



Na hora de montar basta seguir o mesmo procedimento, porem ao inverso, nao se esqueca de colocar graxa dentro dos copinhos e tenha cuidado para nao danificar o guarda-pó na hora da montagem



Confira se nenhum rolete caiu antes de apertar tudo... apos montado, nao devera apresentar nenhuma folga e tambem nao poderá ficar agarrando. Não se esqueca de colocar os aneis trava, e utilize os NOVOS que acompanham a cruzeta nova.

Tempo medio do servico : 30mim

FONTE:Samurai speed

 

Trocando os rolamentos de roda traseiros do Suzuki Samurai

Texto: Augusto Proença
Fotos extraídas do site: http://www.suzuki-samurai.nl/
solte a roda
levante o carro e o apoie em cavaletes
solte as quatro porcas que prendem a panela
Se estiver duro de sair verifique se vc não deixou o freio de mão puxado, e caso negativo, de umas pancadinhas em volta da panela
essa é a panela aberta, aproveite para fazer uma limpeza...

solte o cabo do freio de mão

solte o cano do fluído de freio, cuidado para não espanar a porca, coloque algo para tampar o cano, para que o mesmo não venha a vazar muito...



Agora puxe o conjunto a partir do "espelho", cuidado para não entortar o "espelho".
esse pano que o cara colocou é para não vazar o óleo do diferencial, eu acho melhor retirar o bujão do diferencial e esgotar, numa bacia limpa, o óleo antes de iniciar o processo, assim vc aproveita e revisa a qualidade do óleo...se estiver dentro da validade e livre de água ou impurezas é só colocar novamente.
aqui dá para perceber que sai "tudo junto", o espelho, o "eixo" e o rolamento que fica "em volta" do eixo, aquele anel menor é a chamada trava do rolamento.
veja aqui um "close" do rolamento e trava novos
rolamentos, travase retentores. Tudo novo, não seja pão duro, não troque apenas o rolamento.
bom agora vem a parte mais complicada de toda a coisa: retirar o rolamento, mas antes retirar a trava... note que foi usado um pano para que a morsa não danifique o eixo. Essa parte é muito delicada, ele está desgastando a trava para quebrá-la, pois com ela inteira não adianta dar pancada que não vai abrir...

veja como ela ficou com a parede mais fina, é preciso muito cuidado para não ofender o eixo...
uma forçada com uma boa talhadeira de funileiro, acompanhada de umas pancadinhas e vc quebra a trava.
veja os dois conjuntos...

isso que foi feito eu não considero muito legal, note que ele usou um cano em volta do eixo...
...até a trava para empurrá-la até o lugar na base da pancada, como as pancadas são transferidas para o rolamento novo, acho mais interessante utilizar uma prensa hidráulica.

com uma chave de fenda retire o retentor e e também a junta antiga
um tipo de adesivo na junta
recolocando o conjunto
Monte tudo no sentido inverso e não se esqueça de "sangrar" o sistema de freio.


LIMPANDO PANELA DE FREIO OU CUBO DE RODAS

Um serviço fácil de fazer, embora os freios das fotos não estão com muito barro...








































Não cometa o erro acima, o carro sempre deve estar apoiado num cavalete ao se fazer um serviço, nunca apenas no macaco.


Manutenção da pinça de freio do Samurai Imprimir
Por Felipe Marx
10 de January de 2005
Realizar manutenção preventiva em nossos veículos é de extrema importância, e mais importante que manter o carro andando bem, é faze-lo parar bem, e para isso o sistema de freios deve estar em perfeito estado e com a manutenção mais do que em dia. A manutenção da pinça de freio é simples e pode ser feita em casa. Para evitar acidentes é conveniente fazer uma roda por vez.
1º - Alivie a pressão das porcas da roda dianteira, então, levante com o macaco; calce o carro com um cavalete (se não tiver, procure algo que possa segurar o carro, caso o macaco se solte, lembre-se de manter o carro engatado e com o freio de mão puxado);
2º - Após retirar a roda, retire a trava metálica que serve de apoio para as pastilhas.
3º - Atras do disco de freio, existem três parafusos (dois 16mm que prendem a pinça e um 14mm que prende o flexível de freio, este ultimo com duas arruelas bem fáceis de perder, então cuidado); solte o flexível primeiro, lembrando que para não vazar fluido, pode-se dobrar o flexível e amarrar com um barbante, sem apertar muito para não estragar o mesmo. Após este solto, pode-se soltar a pinça, e retirá-la para cima.

4º - Com a pinça na mão, retire as pastilhas com cuidado para que a trava do cilindro (quando houver) não estrague o guarda pó.
5º - Desmembre a pinça, deixando apenas o conjunto cilindro/pistão em mãos.
6º - Com um pino ou parafuso, bata com cuidado na parte de trás do pistão, dentro do buraco deixado pela retirada do flexível, até que o cilindro saia completamente. Retire então o guarda pó e lave o sistema com água e detergente.
7º - Verifique se há imperfeições no cilindro. Se este estiver muito sujo, limpe-o com escova de aço. Havendo imperfeições pode ser preciso substituir, sob risco de danificar o reparo, provocando vazamento de fluido e consequente perda do freio.

8º - Passe o dedo pelo reparo (sem retirá-lo do lugar) e procure imperfeições ou rebarbas. Se houver, é necessário trocar sob risco de vazamento de fluido.
9º - Verifique minuciosamente o guarda pó a procura de rasgos ou furos por onde água ou lama possam entrar. Se isso ocorrer haverá deterioração do cilindro e travamento da pinça, com perda da capacidade de frenagem desta roda.
10º - Com tudo limpo, seco e verificado, é só montar novamente. Um pouco de vaselina pode ajudar bastante na montagem. Não use óleos como WD ou diesel, pois estes “incham” o reparo e o guarda pó, inutilizando os mesmos. Inicie com a montagem/troca do reparo, coloque o guarda pó e então encaixe o cilindro. Esta etapa exige um pouco de trabalho e paciência para não danificar nada. Será preciso calçar a pinça para bater (com o cabo do martelo por exemplo) o pistão de volta, mas só depois de bem encaixado no cilindro
11º - Agora é só remontar a pinça, recolocar as pastilhas e montar de volta no lugar. Lembre-se de sangrar o freio antes de sair por aí. Repita na outra roda.
Obs: O sangramento do sistema é feito para retirar o ar que ficou após a desmontagem da pinça. Peça para alguém bombear o freio até que este fique duro. Solte o sangrador (pequeno parafuso que encontra-se logo acima do flexível), até que o ar saia (coisa de ½ volta), fechando o mesmo em seguida. Repita até que saia apenas fluido por este sangrador (umas 4 ou 5 vezes). Lembre-se que será necessário completar o fluido de freio após esta operação.
Este artigo trata da manutenção do Suzuki Samurai ano 92, mas pode ser utilizado como base para a manutenção das pinças de freio de Vitaras e Samurais.




















Manutenção pós trilha (freios) Imprimir
Por Felipe Marx
30 de August de 2005

COMO DESMONTAR CARBURADOR DE VITARA PARA LIMPEZA
Primeiro remova o filtro de ar para fazer isso, solte as porcas dos círculos vermelhos e ventilação mangueiras .-



Passo 2 remover o carburador, mangueiras de vácuo é solto e combustível.



Desconecte os cabos do acelerador (A) e Primer (C)



e desapertar os 4 parafusos indicados pelos círculos vermelhos .-





Passo 3 Identificação das peças para mudar, se já temos o kit (como eu) para realizar o desarmamento completo tendo estrita ordem para que a montagem não é um pesadelo .-

O kit:



Quando quebramos os corpos prestar atenção ao círculo vermelho em duas partes, uma de plástico cinza com uma mola e munições e munições só vermelho



Remova o parafuso da riqueza:



Comparação com o novo: [justamente afogamento ..]



identificação da agulha flutuar




desarmamento da abertura da segunda Boca









Desarmamento pique bomba:





chiclete pique:



Prestando atenção a esses tamanhos são geralmente compreende:





obtê-los direito é identificado (o da primeira boca é bom sinal) e colocá-los no carburador limpo por 15-20 minutos, assim como todas as peças que foram retirados.

Identificar os palestrantes:



uma vez que temos os corpos desarmados por 20-30 minutos em carboidratos boa e limpa (carbulimp) e depois lavado com água e sopra com bastante principalmente ar.





e é isso, aproveite o carburador camaradagem




COMO CONSTRUIR UM  BAGAGEIRO PARA VITARA













COMO FAZER UM PARACHOQUE DIANTEIRO







APÓS ESTRUTURA FEITA APENAS DEVE SER FORRADO COM CHAPA E PINTAR COM PINTURA ELETROESTÁTICA


COMO LEVANTAR SUSPENSÃO DO VITARA
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Em primeiro lugar, o kit completo:



Detalhe da traseira tampas plásticas



removendo a imprensa espiral frente


como é tudo para trás



como foi:



e como ele se parece:

COMO LEVANTAR CARROCERIA DO VITARA