PEÇAS SUBSTITUTAS E ADAPTAÇÕES

Peças substitutas Vitara
Por Rafael Reis
09 de March de 2004
Correia dentada, comando de válvulas. Os códigos são Dayco.
Samurai 1.3: ALT - 10A0840 CVA - 089S190
Vitara 1.6 8v : CVA - 095SP+190H DH - 4PK0812
91/95: ACD - 4PK0800 ALT - 4PK0812
95/...: ALT - 4PK0800 ACD - 4PK0830
Correia do alternador GoodYear 4PK780 ou 4PK815
- Goodyear #10 AV840
Correia de Ar-condicionado Goodyear
Gates
4PK-0925, 4PK-0935, 4PK-0940, Goodyear #10AV765
K040346
Bateria, Delco 54D50DF -Bateria 54A, do Scort (c/ ar a partir de 93) e Logus (c/ ar), 54A, o suporte superior precisa ser trocado por um maior. Tem o mesmo conector.
- AC delco freedom de 65Ah
Alternador Do Omega 90A Serve justo sem adaptação, necessário manter a polia do original.
Bomba de gasolina Dependendo do problema pode ser recuperada por um especialista.
Vectra, Bomba do corsa EFI, Tipo, AP 2.0 3,0 bar
Filtro de Óleo Fram PH 2951 - substituo sempre a cada 10.000 km
-Serve a do Ford Fiesta 1.3 (dica: Marco Vezzani)
-Tecfil PSL142 ou 146
Filtro Gasolina - Fram G7196 -substituir a cada 50.000 km, quando sujo prejudica a bomba de gasolina.
- Kadett GSi
Filtro de Ar Fram CA6664 - verificar a cada 5.000 km, e apo's trilha com muito barro
Embreagem -Sendo de importação independente, preferir de marca Valeo.
-A embreagem do Santana, mediante algumas adaptações pode ser utilizada, bem como uma do Palio. Uma outra alternativa é aproveitar e colocar uma com disco cerâmico que garante uma longa durabilidade.
-Platô AP 2.0 x disco de Niva
- Recobrir o disco com fibra trançada
Pastilhas de freios Adaptáveis s do Corcel II, COBREQ (mod. N-13003) e FRAS-LE (mod. PD/378)
Lonas de freios Podemos colocar a lona do fusca rebitada no patins original que é colada.
Velas Boch : SUPER R WR8DC COM 0,8mm de abertura
SUPER 4 WR78 0,9mm de abertura
NGK: BKR6E
Roda Livre AVM A roda livre de acionamento automático das rodas dianteiras, pode ser substituída por uma manual da AVM. Igual ao que serve no Samurai e Toyota.
Amortecedores D Monroe Monroe Adventure ou Strut (www.askby.com)
Amortecedores T Monza 91 ou Kadett pressurizado., Omega Suprema, Chevy
Kombi com pequena adaptação no olhal....
Molas D Santana Molas dianteira Santana 2000 - ( o carro ganha maior vão livre)
Molas T Monza Molas traseiras do Monza 91 ou Omega - ( o carro ganha maior vão livre)
Esticador de correia Possível adaptar um de Uno.
Acionador do Vidro elétrico, botão Adaptação Santana/ Logus, as originas da F1000, os botões do Corsa (antigo).
Borrachão de Portas WV Coloquei as do Gol 87~91
Lâmpadas de faróis Comum Philips H4
Flexíveis de freio Caminhão Agrale
Kit de rolamentos de roda Kit SKF roda dianteira VKBA 3219 ou BTHB 1866046 AA/QVC025
Motor de Arranque ZEN 1.01.0450.0
Cruzeta GM 7322190, SPICER 5-2X, STAHL CZ-240 ou CZ-101( com pino graxeiro ), INBRA CA-512
Disco de freio fremax BD5600 Disco de Freio Ventilado
BD6970 Disco de Freio Sol. Dianteiro
Coifa da homocinética Corsa (modelo antigo), Del Rey, Fiat 147, Fiesta (antigo), Palio
Prisioneiros de roda Adaptáveis os do Corcel II
Bico de injeção FiatTipo 1.6, sem maiores adaptações
Válvula termostática FiatFIAT 147 / UNO/PREMIO 1.3/1.5/ MILLE GASOLINA
NR WALER: 4091,82
NR Original: 7351196

Peças substitutas Samurai
Por Osvaldo J. FIlho
05 de December de 2003
* Filtro de óleo - Fiesta Motor Endura
* Filtro de combustivel - FRAN # G7196
* Bobina - Bobina cilindrica do Fusca
* Alternador - Alternador do Kaddet GSI 90A
* Bomba de gasolina - Bomba do Santana de 3 bar
* Amortecedores (até 1" de lift) Dianteiros feixe - Traseiros do Chevy 500
* Amortecedores (até 1" de lift) Traseiros feixe - Traseiro do Ipanema
* Kit embreagem - Luk 619241200
* Filtro de ar - Cross - # FE 1013 / Fran #CA3998 / K&N #RC-930
* Pastilha de freios - Corcel II
* Lona de freios - Fusca
* Correia alternador - Goodyear #10 AV840
* Correia ar cond. - Goodyear #10AV765
* Velas de ignição - Champion # N9Yc / NGK #BP5ES
* Cabos de vela - Chevette
* Rolamento cubo de roda dianteiro - Rolamento da Coroa do diferencial do Gol 1.8, Kombi, Santana
* Rolamento do pinhão (saída) - Rolamento do diferencial de Toyota
* Rolamento da coroa do diferencial - Rolamento da coroa da Mitsubishi L200
* Coxim do Motor - Ford Fiesta Importado - dica de Michel Krueger


    
Cruzeta para Vitara
                      
    Recentemente tive um problema na cruzeta de transmissão que além de ser difícil de encontrá-la,  ela sai por uns R$350,00.
Dica: a cruzeta da L200 93 é a mesma, se encaixa perfeitamente. Não sai por mais de R$80,00.


Adaptações postadas por by Mairo

Aí vai a nova versão da lista de adaptações... 
desta vez procurei organizar por categorias pois a lista já está meio grande ...


VITARAS COM MOTOR G16A OU G16B (1.6 COM 8 OU 16 VÁLVULAS) 
Estas peças servem em qualquer um dos modelos de qualquer ano...... 

MOTOR:
- Coxim do motor : Opala. PnP: R$ 25,00 Comprar somente de fabricantes de 1° linha como AXIOS. Similares não aguentam e quebram logo.
- Coxim do motor: F1000/F2000/F4000, motor MWM Código Original: BEOC6038B (coxim quadrado) Para instalar, vc tem que aumentar a furação no suporte do motor e no suporte do chassis (de 8 pra 10mm) e comprar arruelas e porcas para o diâmetro do coxim da F1000. Moleza! 
- Válvula Termostática: D10 motor perkins 6cil. PnP: R$30,00 (abre na mesma temperatura da original, 82°) 
- Válvula Termostática: Serve a da Besta / Bongo (KIA) (abre na mesma temperatura da original, 82°)---> R$ 65,00 
- Válvula Termostática: Serve a do Monza (Tem um modelo que abre na mesma temperatura da original, 82° e outro com temperatura maior, se naum me falha a memória dos motores a álcool....) 
- Correia do alternador: original by paralelo ---> 25,00 
- Correia da dir hidraulica: original by paralelo ---> 30,00 
- Correia Dentada by Suzucar --> 70,00
- Válvula de PVC da tampa de tuchos --> 50,00 
- Kit TENSOR SKF original (correia dentada + esticador) = R$250,00 
- Rolamento Tensor Correia dentada: Do uno com motor antigo, não fire ---> R$35,00 
- Peça de ferro para adaptar rolamento do uno: by torneiro da esquina ---> R$20,00 
- Válvula EGR eletrônica SIDEKIKs importação Oficial usada by SUZUCAR ---> R$ 100,00 
- Válvula EGR eletrônica SIDEKIKs importação Oficial usada bY SUZUCAR ---> R$ 300,00
- Conjunto de Pistões com anéis medida Standard p/ vitaras 1.6 16V by Suzucar---> R$ 480,00
- Conjunto de Pistões com anéis medida 0,50 vitaras 1.6 16V ---> R$ 530,00
- Jogo de Juntas completo by Suzucar ---> R$ 250,00
- Bomba de combustível: Corsa EFI (bosh 103) + pré filtro corsa --->R$ 160,00 
- Conjunto escapamento completo, só aproveitou coletor: Sob medida --->R$390,00
- Filtro de combustível: FRAN p/ vitaras ---> 90,00
- Virabrequin usado com medida Stand para ser cortado em 0,25 by Suzucar ---> R$ 500,00
- Bronzes de Bielas 0,25 by Suzucar --> R$ 60,00
- Bronzes de Chumaceira (mancais) 0,25by suzucar ---> R$ 70,00
- Retentor do Volante: Sabó 02292 BAF feito de fluorelastomero
- Regulador de pressão da injeção eletrônica: Serve o da Sephia (kia 3,0 bar)
- Camisa para encamisar o motor para voltar a medida Standard, utilizar a camiza do FORD KA motor endura 1.3 --> 100,00 o jogo. 
- M.O mecânico para fazer o motor --> R$ 450,00
- Gastos com retífica para cortar virabrequim, alinhar mancais, encamisar bloco e alinhar faces --> R$ 280,00

SUSPENSÃO:
- Amortecedores Traseiros: Monroe Adventure (original) = R$390,00 
- Amortecedores Traseiros: Traseiro dos Opalas mais novos, Grás Premium Gold---> R$ 290,00 (usar com suspensão original ou até 1" nas molas)
- Amortecedores Traseiros: Convencionais da traseira do Opala----> R$ 180,00 o par ... (usar com suspensão original ou até 1" nas molas) 
- Amortecedores Traseiros: Traseiros do Chevette ----> R$ 50,00 o par (usar somente com suspensão original)
- Amortecedores Traseiros: Traseiro do Kadett, Grás Premium Gold---> R$ 180,00 (usar com suspensão levantada em 2" pelo menos nas molas)
- Amortecedores Traseiros: Traseiro do ômega, Grás Premium Gold ---> R$ 250,00 (usar com suspensão levantada em 2" pelo menos nas molas)
OBS: Evitar utilizar amortecedore convencionais a óleo em viaturas levantadas para não perder a estabilidade. Em todos os casos a fixação é Plug And Play.... 
- Molas traseiras: a traseira do Chevete mais novo (aumenta 1,5”)---> R$50,00 jogo 
- Molas dianteira: a do Santana 2000 (corta-se a última volta) levanta 1” 
- Calços molas: escort ---> 3,00 cada 
- Pivô curto suspensão dianteira: original by paralelo ---> 100,00 
- Pivô Longo suspensão dianteira: original by paralelo ---> 120,00 
- Barra fixa dos pivôs: recondicionada.... by TDR ---> 80,00 
- Recondicionar Homocinética - R$ 180,00 


FREIOS:
- Burrinho de freio traseiro: original by paralelo ---> R$ 100,00
- Lonas de freio com Sapata novas by SUZUCAR ---> R$ 150,00
- Pastilhas de freio AKEBONO 1372 (sides e vitaras 5p) by suzucar ---> R$ 50,00
- Disco de freio Ventilado (dianteiro) novos by Suzucar ---> R$ 100,00 cada 
- Reparo das pinças de freio dianteiras ---> R$ 50,00 cada 



ACABAMENTOS:
- Maçaneta interna das portas dianteira e traseira: original by GM ---> 134,00 cada 
- Maçaneta da portas traseira (mala): paralelo ---> 250,00 
- Botão de Redirecionamento do Ar do Painel: original by GM ---> 11,08 a 35,00 dependendo do ano / modelo. 
- Botão de Redirecionamento do Ar do Painel: Servem os da Fiorino / Uno 94/95 para os modelos até 1995. De 1996 em diante só serve em alguns modelos.... depende do Painel / tipo do Ar condicionado ---> R$ 1,30. 
- Corvim para refazer o forro das 04 portas: by loja da esquina : 39,00 
- M.O. capoteiro p/ refazer forros e lavar bancos: 150,00 


POWER TRAIN
- Bucha alavanca de Mudança superior: original by GM ref.96067099 --->18,09 
- Bucha alavanca do trambulador: original by GM ref. 93311431--->19,93 
- Assento de borracha alavanca de Mudança: original by GM ref.96058384--->24,26 
- Concerto do diferencial dianteiro com substituição de todas as partes internas. Só aproveitando a carcaça --> R$ 600,00
- Conjunto de rodas livres usadas ---> de R$ 300,00 a R$ 500,00
- Coifa intermediária da alavanca de marchas: original by GM ---> 118,97 
- Coifa Intermediaria da Alavanca de mudanças: Serve uma vendida nas lojas de Peças da Agrale.... 
- Óleo Diferenciais, cx de marchas e Tcase: 80w90 GL5 TUTELLA ---> R$ 8,00 por litro 
- Óleo direção Hidraulica: ATF TUTELLA --->R$ 15,00 litro 
- Focinho do Diferencial Dianteiro: Servem os do Samurai ou do Jymny, ambos de aço ---> Uns 270,00 Peça mais adaptação de suporte.... 
- Retentor da ponta do eixo do diferencial Traseiro (aquele que fica nos fundos do tambor de freio no cubo da roda): Pode-se usar este, PNP -->NÚMERO SABÓ: 01140 ---> R$ 30,00 


ELÉTRICA, INTERRUPTORES, CHAVES E SENSORES
- Conjunto de alavancas de Setas e limpador: Serve a da SW4 da Toyota ou de qualquer outro vitara ..... custo ---> R$150,00 by Sucata num de SW4 ... dependendo do modelo é plug and play ou tem de adaptar o conector (tirar o original e soldar os fios no outro....)
- Interruptor da Alavanca 4x4: Adapta-se o de Caminhões VW. Basta tornear 2mm acima da parte superior da rosca para ele descer mais um pouquinho para dentro da caixa ---> R$25,00 
- Interruptor do Ré: Mesma Adaptação do Interruptor 4x4. 
- Motor de Partida: Parece que o do Ford KA da certo.... (é preciso Conferir).....
- Sensor de Temperatura do Painel: Pode-se utilizar o dos Chevettes (Plug and Play) --> R$ 15,00
- Sonda Lambda---> Pode ser adaptada qualquer sonda, sendo mais fácil a adaptação (ligaão elétrica) quando o n° de fios é o mesmo. A MTE THOMPSON fabrica modelos genéricos que servem na linha suzuki e já vem com o esquema de ligação indicado na caixa para todas as marcas. 

REFERÊNCIAS DE SENSORES DA MTE THOMPSON: 
- Sensor de temperatura para injeção ("Plug Eletrônico), Ref: 4027 (quase todos os Suzukis) ou 4065 (Swift e Sidekick 89/90) 
- Sensor de temperatura para o painel ("Sensor Temperatura") Ref: 3119 (Vitara, Side 94 em diante), Ref: 3123 (Side até 93, Samurai 88/90), Ref: 3052 (Samurai 1.3) 
OBS: Qualquer um destes sai por mais de 100 moedas... são feitos especialmente para os vitaras....

DIVERSOS
- Cabo de velocímetro: o da Topic ---> R$42,00 
- Cabo da Embreagem: o da Towner com pequena Adaptação --> R$ 80,00 
- Cabo do Acelerador: Serve o da FIAT 06/04 - Palio (-16V) 96 ED Marca: IKS 3112 (n° orig.: 46.433.899) --> R$ 26,00
- Retrovisores externos: Pode-se adaptar os do Gol Bola com comando interno, ou os da D20.
- Retrovisor interno: Pode ser adaptado o do Gol Bola, cortando-se o encaixe na parte infeiror da fixação e furando-se o ponto de fixação para prender no local do original.
- Parafusos de roda (prisioneiros) Quem precisar um prisioneiro mais longo (10mm) pode usar os da D20 é a mesma rosca do chevette ou besta e provavelmente da linha GM.

REFRIGERAÇÃO:
- Radiador de chevette (pode ser adaptado, comprar somente original valeo) --> R$ 120,00
- Eletroventilador de Fiorino (bosh 046) novo---> R$ 270,00 (substitui junto com o suporte abaixo a polia viscoisa, melhorando a refrigeração)
- Suporte de eletroventilador de Fiorino usado --> R$ 20,00 (verificar se o suporte está com as buchas de fixação do eletro)
- Conector do eletro 046 bosh --> R$ 15,00
- Cebolão de temperatura 82° --> R$ 15,00
- Suporte tipo tubo para cebolão --> R$ 15,00
- Polia Viscosa usada by suzucar --> R$ 250,00
- Tampa do radiador 0,9 bar --> R$ 12,00
- Substituição da colméia do radiador original --> R$ 250,00
- Troca da tampa supeior ou infeiror da colmeia do radiador original --> 100,00 cada
- Varetar radiador --> R$ 50 a 80,00 

AR CONDICIONADO
- Serpentina do ar condicionado: Serve a da Besta 
- Sensor de temperatura do ar condicionado original by Suzucar: ---> R$ 30,00


VITARAS COM MOTOR G16A (1.6 COM 8 VÁLVULAS) Estas peças servem somente nestes modelos de qualquer ano .... 

- Cabos de vela: Chevete. Marca Bosch. Pnp---> R$30,00 
-Velas: NGK bpr6k
- Filtro de ar: Serve o do Pálio com pequena adaptação (faça bem feito para naum entrar sujeira no motor) ---> R$16,00 
- Bico injetor de Gasolina do Fiat Tipo 1.6 
- Carburador: Adaptável o Brosol 2E
- Patilhas de freio: Sistema Bendix PD 10 que equipou os modelos Ford Corcel, Del Rey... Fiat Fiorino, Oggy, etc... até 1986... 
CASO SAIBA MAIS ALGUMA PEÇA ADAPTÁVEL ENVIE PARA NÓS ATRAVÉS DO IMAIL ticiano.cunha@hotmail.com



 ALINHAMENTO DE MOLAS PÓS LIFT DE SUSPENSÃO
(Modificação das balanças)




 COMO FAZER

1.Medindo a inclinação da balança, a atual. Eu não faria assim. Prefiro um inclinômetro ou nível de escala com mostrador redondo. Barato e preciso.



2. Colocando a balança na bancada, na inclinação original, medida anteriormente; note a inclinação das molas antes do serviço:




3.  Cortando os berços antigos das molas na balança: esmerilhadeira e paciência, mas recompensada por não ter de fazer novas balanças:


4. Fabricando os inserts: Tubos de aço sem costura, diâmetro interno seguindo o diâmetro externo da mola escolhida :


5. Inserts colocados na balança, solda MIG. Repare nas roscas soldadas nos pratos, futuros guias podem ser colocados ali... Pintadas, estilo Calmini.


6. Balanças retificadas já montadas. Repare como ficam as molas...!



Espero que ajude.
Abs.
Ary