sexta-feira, 27 de maio de 2011

História dos Quadriciclos, SUZUKI PIONEIRA

A História dos quadriciclos

FICHA TÉCNICA

Confira abaixo algumas características da máquina:
Motor quatro tempos de 722 cm³, arrefecido à água, com quatro válvulas e duplo comando de válvulas, entregando incrível potência e torque;


• Sistema de injeção eletrônica de combustível, proporcionando economia e favorecendo a aceleração;

• Filtro de ar com elemento de papel e espuma, facilitando a limpeza e reduzindo a manutenção;

• Limitador de RPM para a marcha ré, aumentando a segurança do piloto;

• Motor montado sobre coxins de borracha, diminuindo a vibração;

• Proteção de plástico para o motor e o chassi, aumentando a segurança;

• Suspensão totalmente independente na dianteira e traseira com cinco ajustes de pré-carga da mola, proporcionando dirigibilidade, aderência e conforto;

• Freios a disco hidráulicos na dianteira e multidiscos banhados a óleo na traseira, fornecendo segurança e potência de frenagem;

• Avançado sistema de freio motor, garantindo maior segurança;

• Prática e confortável transmissão QuadMatic totalmente automática;

• Alavanca de câmbio para selecionar os modos normal, reduzido, neutro e estacionamento;

• Bagageiros resistentes com pintura reforçada na dianteira e na traseira;

• Acionamento da tração 4×2, 4×4 e bloqueio do diferencial no guidão;

• Tanque de combustível montado sob o assento.

HISTÓRIA
A Suzuki foi líder no desenvolvimento de ATVs de quatro rodas. Ela vendeu o primeiro quadriciclo, o QuadRunner LT125 de 1983, um veículo recreativo para principiantes.
Em 1985, a Suzuki apresentou ao mercado o primeiro quadriciclo de alta performance, o Suzuki LT250R QuadRacer. Esta máquina permaneceu em produção até 1992, e durante este período, passou por três grandes processos de reengenharia. Todavia, as principais características básicas foram mantidas: uma suspensão sofisticada, um motor de dois cilindros refrigerado à água e uma transmissão manual de cinco marchas nos modelos 1985-1986 e uma transmissão de seis marchas para os modelos de 1988 a 1992. Era uma máquina desenhada exclusivamente para corridas, nas mãos de pilotos altamente experientes. A Honda deu a resposta um ano depois com o FourTrax TRX250R – uma máquina que não replicada. A Kawasaki respondeu com seu Tecate-4 250. Em 1987, a Yamaha apresentou um tipo diferente de máquina de alta performance, a Banshee 350, que apresentava um motor de dois cilindros refrigerado à água, reaproveitado da motocicleta urbana RD350LC. Pesada e mais difícil de dirigir na terra do que as 250, a Banshee tornou-se um veículo popular entre aqueles que gostavam de pilotar sobre dunas, graças à sua grande potência. A Banshee ainda goza de grande popularidade, mas devido ao controle de emissões da EPA, 2006 foi o último ano em que pode ser vendida nos Estados Unidos. No Canadá, todavia, a Banshee 2007 ainda é comercializada com o mesmo motor paralelo de 350 cc que fez a sua fama.
Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de ATVs utilitários aumentou rapidamente. O Honda FourTrax TRX350 4×4 foi apresentado ao mercado de ATVs utilitários em 1986. Outros fabricantes seguiram-no rapidamente, e os 4×4 tornaram-se um dos tipos mais populares de ATV em todos os tempos. Estas máquinas são populares entre caçadores, fazendeiros, rancheiros e trabalhadores em locais de difícil acesso.
Problemas de segurança com ATVs de três rodas fizeram com que todos os fabricantes mudassem para os modelos de quatro rodas em fins da década de 1980; os triciclos pararam de ser produzidos em 1987. O peso mais leve dos triciclos os tornaram muito populares entre alguns pilotos experientes. Fazer curvas num triciclo é mais desafiante do que em máquinas de quatro rodas, porque se inclinar na curva é muito mais importante. Os pilotos podem virar se não tiverem cuidado. A parte frontal dos triciclos obviamente tem uma única roda, tornando-a mais leve, e tombar para trás é um risco potencial, especialmente quando subindo uma duna ou colina. Tombamentos também podem ocorrer ao descer uma ladeira íngreme. As restrições legais no mercado estadunidense expiraram em 1997, permitindo que os fabricantes voltassem a fabricar modelos de três rodas. Todavia, existem poucos sendo comercializados nos dias de hoje.
Ainda hoje, os modelos continuam a ser divididos em mercados esportivo e utilitário. Os modelos esportivos são geralmente pequenos, leves, com tração em duas rodas e rápida aceleração, transmissão manual e velocidades de até 145 km/h. Os modelos utilitários são geralmente maiores, possuem tração nas quatro rodas e atingem um máximo de 104 km/h. Possuem a capacidade de arrastar pequenas cargas em reboques ou mesmo pequenos trailers. Devido aos pesos diferentes, cada tipo é mais eficiente num determinado tipo de terreno.
Modelos de seis rodas também podem apresentar pequenos reboques com um par extra de rodas na traseira para aumentar a capacidade de carga. Eles podem ter tração nas quatro rodas traseiras ou em todas as seis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário