A Suzuki anunciou nesta segunda-feira (12/09) que deseja encerrar a parceria com a Volkswagen. A decisão ocorreu após a montadora alemã acusar a japonesa de violar os acordos do contrato ao decidir comprar motores a diesel da rival Fiat.
As empresas formaram a aliança em 2009, quando a VW comprou 19,9% das ações da Suzuki por cerca de US$ 2,9 bilhões. O objetivo era de que a fabricante alemã conseguisse se posicionar com mais força mo mercado de carros pequenos da Índia, no qual a japonesa é líder. A Suzuki, por sua vez, teria acesso à tecnologia de motores híbridos e a diesel. Havia também a expectativa de que as montadoras desenvolvessem um modelo de carro em conjunto, o que não aconteceu.
O presidente-executivo da marca japonesa, Osamu Suzuki, declarou que está buscando uma separação harmoniosa. Ele propõe comprar a participação da Volks na empresa em dinheiro e ainda devolver a parte da Suzuki na VW, de 1,5%. A empresa alemã, no entanto, afirmou que não tem intenção de vender suas ações e pediu que a colaboração entre as marcas continue. Fonte: Autonews.