segunda-feira, 27 de junho de 2011

1ª Trilha Pelotas 4x4

AGUARDEM VIDEOS.





O que devemos saber Sobre guinchos (assunto sugerido em última enquete)

Escrito por Sergio Holanda
  
GUINCHO
Quando falamos em veículos off Road nos lembramos de desafios e caminhos insuperáveis para veículos comuns, não dotados de tração 4x4. Mas não é porque um veículo possui tração nas quatro rodas que ele é capaz de enfrentar qualquer terreno. Muitas vezes se faz necessário alguns equipamentos extras, alguns já comentados neste blog como o Hi-lift, outros que serão abordados como bloqueios de diferencias. Mas um item importantíssimo que iremos abordar agora é o guincho, este equipamento é de suma importância para as aventuras mais radicais!

Podemos afirmar que o guincho é um equipamento fundamental em um veículo off Road que vá desbravar uma trilha, fazer uma expedição ou mesmo passeio off Road mais radical. Porém antes de comprar um guincho e adaptá-lo ao nosso 4x4 precisamos saber de alguns detalhes e principalmente ter noção de como devemos manusear os diversos tipos de guinchos existentes no mercado, para evitar quebras e principalmente acidentes.

Escolha do equipamento:
Em primeiro lugar precisamos analisar o peso de nosso veículo, de preferência o peso total dele carregado, para podermos escolher o guincho com capacidade de arrasto suficiente para o deslocamento de nosso veículo. Devemos lembrar que dependendo do equipamento a capacidade de carga pode variar. Lembre-se: seu guincho deve ter capacidade de carga para no mínimo o dobro do peso do seu veículo.

O primeiro passo é adquirir o equipamento correto ou mais indicado para o seu veículo. Os tipos de guinchos existentes no mercado são:

GUINCHO ELÉTRICO

VANTAGENS DO GUINCHO ELÉTRICO:
Preço baixo, facilidade de operação, funciona com o motor desligado, controle remoto com ou sem fio, permitindo ficar longe da linha de arrebentamento do cabo, bem como manusear de dentro do veículo.

DESVANTAGENS DO GUINCHO ELÉTRICO:
Pouco tempo de uso com o motor desligado, exige alteração do alternador em alguns veículos, cabos especiais para funcionar corretamente, bateria mais pesada e de preferência duas. Não pode ser usado em jornadas longas (guinchando o dia inteiro) mesmo com o motor ligado, exigindo paradas a cada 5 ou 10 minutos para que possa esfriar. Alguns equipamentos possuem um relê que desliga quando muito quente.


GUINCHO MECÂNICO

VANTAGENS DO GUINCHO MECÂNICO:
Enquanto o motor do veículo funcionar pode ser usado sem interrupção o dia inteiro. A velocidade do cabo pode ser controlada pela caixa de câmbio, sua capacidade de tração é variável dependendo da marcha engatada. E alguns modelos possuem alavanca manual para uso em emergência.

DESVANTAGENS DO GUINCHO MECÂNICO:
Não funciona com o motor desligado. Exige a instalação de uma tomada de força na caixa da transferência e espaço para a passagem do eixo cardã entre a tomada de força e o guincho e nem todos os veículos possuem essa possibilidade de adaptação. Montagem cara, especializada, e complicada. Precisa ser operado de dentro do veículo, usando acelerador e embreagem e ter conhecimento na operação e sensibilidade, para evitar quebra do guincho, bem como da transmissão e embreagem do veículo.


GUINCHO HIDRÁULICO

VANTAGENS DO GUINCHO HIDRÁULICO:
Grande potência em pequeno pacote, funciona enquanto o motor do carro funcionar pode ser utilizado o dia inteiro. Montagem simplificada em relação aos mecânicos por não possuir eixo cardã. Usa mangueiras flexíveis e controle remoto. Não exige sistema elétrico reforçado.

DESVANTAGENS DO GUINCHO HIDRÁULICO:
Não funciona com o motor desligado. Exige a existência de direção hidráulica ou a instalação de uma bomba hidráulica, mas é aconselhável bomba extra. O peso do equipamento é bem superior aos demais e exige uma manutenção maior. Muito utilizado em veículos grandes e raramente visto em veículos de menor porte. Valor alto.

GUINCHOS MANUAIS, TIFFOR, Hi-Lift
São utilizados em casos específicos quando não se tem outro guincho ou para puxar o veículo lateralmente, para trás ou em caso de capotamento para desvirá-lo. Vale salientar que este tipo de equipamento exige um grande esforço físico por parte da pessoa que vai operar.
Sérgio Holanda

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Evento 4x4 Pelotas

1ªTrilha Pelotas 4X4:


Trilha de confraternização. Válida somente p/participantes e convidados do grupo. Ao encaminhar convidar somente jipeiros de Pelotas.
Acontece nos dias 25 e 26/06 a 1ª Trilha Pelotas4x4, com saide de Pelotas as 8:00Hs do Posto Dom Joaquim. O local tem toda a infra-estrutura p/acampamento com luz eletrica, um galpão onde fica um CTG, churrasqueiras e banheiros, em mais de 1.400 hectares de terras, com uma natureza exuberante com açudes e muito barro a disposição.
Esta primeira trilha será somente p/os integrantes do Pelotas4x4 e amigos convidados (Futuros integrantes), portanto não será cobrado inscrição. A idéia é fazer do evento uma grande reunião de amigos, com uma maior integração da gurizada e suas famílias que também participarão.
A trilha ocorrerá em duas etapas, uma no sábado pela manhã, com parada as 13hs p/almoço e o restante a tarde. Haverá também sorteio de brindes para os participantes. No domingo haverá passeios e trilhas a serem definidas conforme programação.
Programação:
Dia 25/06 - 08:00Hs: Saida de Pelotas as 8:00Hs do Posto Dom Joaquim
10:00Hs: Largada da trilha na fazenda
13:00Hs: Almoço (Churrasco campeiro)
14:30Hs: Retorno a Trilha
19:00Hs: Termino da trilha com recepção no CTG p/a janta e sorteio de brindes
Dia 26/06 - 09:00Hs: Manhã com trilha livre
13:00Hs: Almoço (Carreteiro) - Restante tarde livre
As regras aos participantes são:
- Possuir ponto de ancoragem e cinta/guincho na viatura;
- Levar alimentação/lanche p/piloto e acompanhante(s), um corte de carne p/o churrasco do meio-dia de sábado, espetos (Se possível), gelo e as bebidas que for consumir;
- Caso for acampar, levar barraca, cobertores e demais utensílios pessoais;
- Não será permitido transitar sozinho na fazenda; exceto na chegada;
- Não será permitido sair da trilha durante a mesma ou transitar nos campos e vias secundárias da fazenda;
- Bebida e direção tem limite, por isso solicitamos a todos moderação e responsabilidade;
- Ao passar por porteiras é obrigatório fechar as mesmas;
- Não será permitido a saída da fazenda após as 19:00Hs;
- A quebra de quaisquer regras acima podem acarretar no término do evento e proibição permanente de utilização da área por parte do grupo e transgressor.
Maiores informações 53 9121.4390 ou pelo email pelotas4x4@hotmail.com. Contamos com a sua presença!!!
  

Fenajeep Brusque

Pneus Ost - Off-road de verdade!

domingo, 19 de junho de 2011

FABRICA ANUNCIADO PRA 2012

Suzuki confirma construção de fábrica em Goiás


A Suzuki Veículos do Brasil confirmou nesta quarta-feira (4) que vai erguer uma fábrica na cidade de Itumbiara, no interior de Goiás. A unidade fabril será inaugurada já no fim do ano que vem (2012) e terá capacidade para montar sete mil unidades por ano do jipinho Jimny. O utilitário de porte pequeno e dotado de tração 4X4 é atualmente importado do Japão. Com as pesadas taxas alfandegárias, o subcompacto (equipado com o pequeno e moderno motor 1.3 litro de 83 cv e dotado de comando variável) é oferecido no País a partir de R$ 54.790. Para fabricá-lo na cidade goiana, a Suzuki vai investir R$ 100 milhões e abrirá 600 novos empregos. E com nacionalidade, o preço do jipinho – que oferece tração 4X2, 4X4 e 4X4 com reduzida – certamente ficará mais acessível.
O Jimny foi escolhido pela montadora japonesa por ser um veículo robusto, de tração 4X4 e, consequentemente, ideal para enfrentar as deterioradas rodovias brasileiras – muitas delas sequer são pavimentadas no interior do País. O modelo é vendido atualmente em 188 nações pelo mundo e já soma mais de 2,4 milhões de unidades. Além do Jimny, a Suzuki vende hoje no Brasil o SUV Grand Vitara (de segunda geração) e hatch altinho SX4. A ideia da Suzuki “é crescer de forma sustentável, com solidez e segurança. A fábrica representa um marco decisivo na consolidação da marca no País, ratifica nossa confiança no potencial do Brasil e nossos compromissos com o estado de Goiás”, completa (em discurso político) o presidente da filial brasileira da montadora, Luiz Rosenfeld.

Fonte: Carsale

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Resultado do Primeiro passeio Suzuki

1a Etapa do Suzuki Adventure Reúne 500 Participantes


Mais de 100 carros e 500 pessoas participaram da 1ª etapa do Suzuki Adventure, primeiro passeio de regularidade da Suzuki Veículos, realizado no último sábado 11/06 em uma trilha entre Alphaville e Campinas. O sol colaborou com os competidores que enfrentaram 204 km de lama, trechos sinuosos, riachos, passagens estreitas e trilhas em meio a fazendas e plantações de frutas. “Foi um sucesso e atingimos o objetivo de proporcionar momentos de aventura, lazer e uma experiência única para os proprietários de nossos modelos, reforçando o DNA jovem e descontraído da marca”, afirma Luiz Rosenfeld, competidor e presidente da Suzuki Veículos.
 
A prova foi medida via GPS e contou com PCs (Pontos de Cronometragem) que mediram os pontos perdidos a cada trecho. O grid foi dividido em duas categorias: Fun (duplas iniciantes) e Pro (duplas mais experientes). Na prova de regularidade vence quem anda dentro do tempo e não quem chega na frente, por isso, os competidores usaram duas ferramentas primordiais: a planilha e o cronômetro, explicaram os diretores de prova Luiz Durval e Tarcísio de Castro.
Categoria Pro - A experiente piloto de ralis Helena Deyama, ao lado da navegadora Minae Miyauti, venceu na categoria Pro. A dupla feminina cumpriu com sucesso a prova e encarou o desafio a bordo de um Jimny DDS, que surpreendeu Helena pela resposta obtida nas situações mais adversas. "O desempenho do Jimny durante o percurso foi surpreendente. Para uma prova de regularidade ele foi perfeito, respondeu muito bem no controle de velocidade e retomadas, além da suspensão ter-se mostrado muito eficiente, copiando os diversos tipos de piso", afirma a vencedora.
Categoria Fun - A bordo de uma Grand Vitara 4X4, os irmãos Nelson e Luiz Ortega comemoraram a vitória na categoria Fun.
Solidariedade - A competição arrecadou 196 cobertores, doados pelos participantes para a Associação de Pais e Amigos da Criança com Câncer (APACC) e para o Instituto Ingo Hoffmann, de Campinas.
Patrocinadores - A competição teve o patrocínio do Itaú, Bridgestone, Móbil, Automotiva Usiminas, Transportadora Vix, Clarion, Truffi, Artfix e Revista 4x4 e Cia. Alguns deles promoveram ações e distribuíram brindes durante o evento, como calibragem de pneus, parede de escalada, sorteio de jogo de pneus, espaço kids, distribuição de cronômetros e ação de fotos.
As próximas etapas do Suzuki Adventure serão em 27/08 e 29/10. Aguarde novidades!
Resultado – PRO/ Prova Única
 
1º Helena Deyama / Minae Miyauti (Jimny DDS) – 253 pontos perdidos
2º Silvio Grotowski / Sandra Grotowski (Jimny DDS) – 256
3º Nardolei Oliveira Campos / Lorival Roldan (Jimny HR) - 286
4º Monica da Costa Trindade / Fabiano Bonafe (Samurai Canvas) - 311
5º Candido Jose F Magalhaes / Sakae Kagohara (Sidekick) - 322
Resultado - FUN/ Prova Única
 
1º Nelson Ortega / Luiz Ortega (Grand Vitara 4X4) – 1877 pontos perdidos
2º Maria Carolina Silva Buco / Fernando Buco (Grand Vitara 4X4) - 2204
3º Renato S. Pereira / Ed Padilha (Grand Vitara 4X4) - 3328
4º Marco a D Motooka / Erika Ferrara

RESULTADO DA PRIMEIRA ENQUETE


           Foi realizada aprimeira enquete, onde a maioria dos participantes com o número de 57%dos votantes acreditam que é fundamental para um boa trilha, a força dos amigos para ultrapassar qualquer obstáculo, superando qualquer outro dispositivo com pneus e tratores. Eu Ticiano particularmente concordo com a maioria , por que vejo o OFF ROAD como um esporte de congregados em função de um objetivo, não é um esporte para se praticar sozimho , mas também não é para ser feito mal acompanhado, se vocês me entendem hehe. Então o off road tem por função aumentar o ciclo de amizades, esse resultado a enquete mostra claramente.Venha participar conosco torne-se um amigo do blog suzuki4x4pelotas e seja bem vindo.

         Será realizadas enquetes no blog onde queremos a participação dos amigos na escolha dos próximos temas para serem criados nossos Editoriais, PARTICIPE.
SUZUKI 4X4 PELOTAS 

terça-feira, 14 de junho de 2011

Editorial Cuidados que devemos ter com LIFT de SUSPENSÃO by Mairon

Cuidados ao fazer um lift na suspensão


Todo suzukeiro iniciante, com sua viatura enquanto original, sonha com uns pneus maiores, e uma "lenvatada na suspenção, tanto por estética como para mehor performance no off road, mas infelizmente em situações mais adversas os pneus maiores irão raspar no paralamas e também a viatura vai raspar o solo, fazendo com que atole ou danifique os compontes inferiores. O que fazer: lift de suspensão! Tem várias lojas ai na internet vendendo o kit mais consagrado de 2", mas quase todos vem somente os calços de mola e calços dos amortecedores dianteiros, pois estes não podemos substitui-los, nem deixa-los com curso de +2", mas o que poucos sabem, que ao mesmo tempo, esta modificação requer que se calce também a bandeija de suspenção traseira em 2", para evitar o desgate do pivô, um espaçador no cardã traseiro para compensar a maior distância ocasionada pelo lift, evitando que ele solte da luva, um dos raros kits vem completo é da www.tecnotrilha.com.br , também necessário, a substituição dos amortecedores traseiros para evitar que a viatura fique "rebolando", receita consagrada é os amortecedores traseiros da omega suprema, fica bem firme, mas também pode-se usar do monza ou kadett. Por último, devido ao vitara possuir balança, as rodas dianteiras vão ficar deitadas (parte inferior mais para dentro, tipo roda de fusca) por causa dos calços, chama-se "cambagem" e fica negativa, a solução mais barata é limar o furo de cima do amortecedor, deixando o furo oblongo, para a parte superior da roda ir mais para dentro, corrigindo a cambagem que vai ficar em 0.

Anexo uma foto da bandeja desgastada devido ao lift de suspensão, o carro fica meio solto de traseira e fazendo um barulho "tum tum tum" quando passa por irregularidades, uma foto do calço da bandeja e um gabarito para oblongar o amortecedor do vitara!AS FOTOS DESSA ADAPTAÇÃO ENCONTRA-SE NA PAGINA FAÇAVC MESMO DESSE SITE

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Editorial Pneus Mud By MAIRO





Amigo, agradeço o convite!!!
Vamos la, a minha contribuição para o blog: as trilhas vem aumentando o grau de dificuldade dia a dia, fazendo com que o nivel de preparação dos veiculos 4x4 tbm aumentem, uma das principais armas do off road (sabido por todos) é o pneu, o velho, bom e companheiro pneu MUD, não está atendendo mais estes graus de dificuldade, sendo mais usados para passeios e rallys, solicitando do jipeiro usar pneus mais agressivos, para um melhor desempenho nas trilhas, tem uma infinidade de modelos que poderá ser escolhido por cada um conforme sua viatura e necessidade: www.geniustires.com.br www.pneusost.com.br www.3kpneus.com.br www.mamutepneus.com.br www.colossus4x4.com.br


Em viaturas de usso misto como suzukis, o pessoal tem optado por ter dois jogos de pneus, um para o dia a dia e outro mais agressivo para as trilhas, como eu por exemplo. No caso eu estava usando pneus com carcaça 235/75 R15 com recape CROSS.
Em anexo, vai umas fotos do meu vitara (que está a venda) nessa época ainda com pneus cross e um apanhado de peças alternativas que juntei em um arquivo.

Amigo Ticiano, não sou um especialista, mas adquiri uma certa experiencia devido a paixao pelo suzuki e pela pesquisa, sempre que aparecer duvidas dos amigos suzukeiros sobre mecanica, adaptações, preparação, etc, que estiver ao meu alcance, posso ajudar, até escrevendo para o blog alguns mini artigos!

Estou a disposição para ajudar e aprender!!!!


Abraço.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Inscrição para o evento da Suzuki

 

A SUZUKI CONVIDA VOCÊ A FAZER PARTE DE UM EVENTO HISTÓRICO DA MARCA NO BRASIL


1° PASSEIO DE REGULARIDADE – SUZUKI ADVENTURE


Voltado exclusivamente para os proprietários de Suzuki e suas famílias, a PROVA será disputada em duas categorias: FUN e PRO.


Aquele que cumprir o trajeto no tempo mais próximo do estipulado ganha.





CARROS PARTICIPANTES:


- GRAND VITARA 4X4


- JIMNY


- VITARA


- SIDEKICK


- SAMURAI


INSCRIÇÕES NO SITE: www.suzukiveiculos.com.br


DOAÇÃO DE 2 COBERTORES NOVOS A INSTITUIÇÃO LOCAL



1ª Etapa 11/06 . Alphaville/Barueri - Campinas


Programação


11/06 . sábado
Largada: Alphaville/Barueri - Chegada: Campinas
08:00h às 12:00h: Funcionamento da secretaria de prova
09:45h às 10:00h: Briefing do evento
10:30h às 12:00h: Largada
Concessionária Suzuki de Alphaville - Ryo
Endereço: Al. Araguaia, 3572.
14:00h às 15:40h: Chegada
Campinas - Local a confirmar.
14:00h às 17:00h: Almoço
17:00h: Premiação


NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DESSE MOMENTO ÚNICO.

É DIVERSÃO E AVENTURA GARANTIDA


Rosana Sanches 
Consultora de Vendas 
Dili Car Com. Imp e Veículos LTDA. 
Av. Francisco J. Camargo Andrade, 408 
            Castelo – Campinas – SP 13070-055